Regras gerais em jogo.

Ir em baixo

Regras gerais em jogo.

Mensagem  FalcãoLíder em Qui Jan 08, 2009 1:01 pm

REGRAS A CUMPRIR PELOS INTERVENIENTES


Os jogos de Airsoft são por natureza jogos de “MilSim” (simulação militar), assim, vamos procurar dar o máximo de realismo possível. Existem algumas regras básicas a cumprir pelos participantes:

1- Eliminações:

1.1 - Um jogador é dado como morto se for atingido em qualquer parte do corpo.

1.2 - Um tiro na arma não conta como morte, mas esta fica inoperacional. O jogador gritará “ARMA INOP” e terá de se servir da sua arma de “backup” ou ir buscar outra à sua base ou safezone, e neste ultimo caso, cumprindo as regras de respawn.

1.3 - Um toque nas costas ou noutro sítio qualquer do corpo por um membro da equipa contrária é considerado como uma eliminação, desde que se informe o oponente da tal situação dizendo “MORTO”.

1.4 - Não é permitido disparar sobre um jogador que esteja a menos de 3 metros. Nesta situação o “eliminador” deve gritar: “ESTÁS MORTO”, após o que o "eliminado" cumpre as regras do ponto 2. A voz de “MORTO” nestas condições é de cumprimento obrigatório.

1.4.1 - A rendição é opcional. O jogador ao ouvir a voz de “RENDE-TE” poderá optar por não se render e tomar uma atitude defensiva, submetendo-se ao disparo do inimigo. Esta decisão é da inteira responsabilidade do jogador que decide não se render, bem como as suas consequenciais directas.

1.4.2 – No entanto, os dois jogadores deverão apontar da cintura para baixo e disparar em single shot. Regra de bom senso.

1.4.3 – No caso de a rendição ser aceite, o elemento cativo deverá respeitar todas as ordens proferidas pelo seu oponente. Poderá ser maniatado, e encapuçado.

1.4.4 – No entanto o elemento cativo terá por obrigação procurar a fuga, sempre que a possibilidade ocorra e continuar o jogo. Poderá ainda ser resgatado pelos seus companheiros e continuar o jogo.

1.5 - Apontar à cara é de evitar!

1.6 - Um tiro de um membro da própria equipa, também conhecido como "fogo amigo", continua a resultar numa eliminação.


2 - Depois de eliminado:

2.1 - Qualquer jogador que seja eliminado tem de o confirmar gritando "MORTO", colocando a sua arma em safe e à tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca. Sem interromper o jogo, dirigir-se para a safezone ou ponto de respawn.

2.2. - Se o trajecto do jogador eliminado até ao local de respawn comprometer a troca de tiros entre outros jogadores, a deslocação da sua equipa ou da equipa adversária, o jogador deve permanecer quieto no mesmo local e esperar que seja viável a sua deslocação sem afectar o curso normal do jogo.

2.3 - Existem excepções em que a "morte" não é anunciada em voz alta ("infiltração" ou "situação de reféns").

2.3.1 - Nesse caso o jogador eliminado deve dar a conhecer apenas ao jogador que o eliminou que está fora de jogo. Deve depois, com a arma ao tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca, dirigir-se o mais discretamente possível para a safezone ou ponto de respawn sem interferir com o jogo.

2.4 - Não é permitido aos jogadores eliminados darem qualquer espécie de informação excepto de que estão eliminados. Mortos não falam.

2.5 - Na Safezone ou Zona de Respawn:

2.5.1 - Nunca apontar a arma a ninguém;

2.5.2 - Nunca disparar a arma dentro da Safezone ou Respawn;

2.5.3 - Ter sempre as armas em segurança;

3 - Interrupções:

3.1 - Os jogos não serão interrompidos, excepto em caso de emergência ou entrada de pessoas estranhas ao jogo dentro do campo de jogo.

3.2 - Jogadores que por qualquer razão não possam continuar o jogo devem-se considerar eliminados e dirigir-se para a safezone.

3.3 - Qualquer problema com a arma deve ser resolvido, se possível, no decorrer do jogo. Não é permitido sair do jogo, reparar o problema e voltar para o jogo. Se tal for necessário o jogador deverá cumprir as regras normais de respawn antes de voltar a jogo.

3.4 - Em caso de dúvida de “quem matou quem” os jogadores em questão deverão ser ambos considerados eliminados e proceder de acordo com o ponto 2.


4 - Segurança:

4.1 - Óculos de Protecção são obrigatórios dentro de todo o recinto de jogo. Nunca retirar os óculos de protecção, nem mesmo depois de eliminado. Nunca retirar os óculos de protecção se estes embaciarem;

4.2 - Qualquer outra protecção, seja ela cobertura integral do corpo, máscara ou balaclava, protecção para os ouvidos, joelheiras, cotoveleiras ou luvas é opcional.

4.3 - Devido à proximidade e por razões de segurança é proibido disparar em full-auto dentro de zonas edificadas. Deverão optar pelo single-shot.


5 – Diversos:

5.1 - São absolutamente proibidas agressões verbais ou físicas.

5.2 - Todo o equipamento electrónico é permitido, mas no caso dos rádios, apenas os jogadores que não tenham sido eliminados os podem usar, e apenas nas frequências destinadas à sua facção.

5.3 – São permitidos os seguintes tipos de granadas:

5.3.1 – Granadas de fumo – Aviso: É proibido arremessar este tipo de granadas pirotécnicas em zonas arborizadas ou com mato, bem como em zonas com matérias inflamáveis. Em caso de dúvida não usar a granada! A utilização deste engenho não constitui a eliminação do oponente;

5.3.2 – Granadas de “bang” – Tudo o utilizado para a produção de barulho ou ruído de forma a confundir e baralhar o oponente. A utilização deste engenho não constitui a eliminação do oponente;

5.3.3 – Granadas de BBs reutilizáveis – Se nada for dito no briefing do jogo estas granadas apenas causam a eliminação a jogadores no caso de impacto directo de uma ou mais BB’s;

5.3.4 – Granadas a gás - Se nada for dito no briefing do jogo estas granadas apenas causam a eliminação a jogadores no caso de impacto directo de uma ou mais BB’s;

5.4 – É permitido o uso de escudos tácticos de Airsoft de acordo com o seguinte:

5.4.1 – Só poderão ser utilizados escudos tácticos produzidos previamente fora do recinto de jogo, e deverão replicar da melhor forma possível um escudo táctico policial;

5.4.2 – É absolutamente proibido improvisar escudos tácticos com materiais encontrados no recinto;

5.5 - É absolutamente proibido todo e qualquer consumo de drogas dentro ou fora do complexo durante a totalidade do evento. O consumo de álcool é permitido desde que fora do campo de jogo. No entanto não é permitido o acesso ao campo de jogo a indivíduos alcoolizados.

5.6 – Para os casos não previstos neste documento, prevalecerá a regra do bom senso entre as partes.

_________________

Pedro 'FalcãoLíder' Duarte
1º Capitão GEPA - Comandante
Grupo Especial de Praticantes de Airsoft
"Mais do que prometia a força humana"

Nº Mecanográfico: GEP-01010801
www.gepa-airsoft.com
flider@gepa-airsoft.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum